Uma Noite de Crime (The Purge) [Crítica]


Oi, gente! Tudo bem com vocês?

Hoje eu vou fazer uma resenha do filme Uma Noite de Crime (2013) sem spoilers. Lembrando que aqui eu vou colocar minha opinião e eu não tenho intenção de ofender nenhum fã do filme (vocês já vão entender).

Okay... vamos começar!

Uma Noite de Crime retrata como seria, num possível futuro, se fosse aplicado uma lei que todos são livres para cometer o crime que quiser durante 12hrs. Okay. Ideia interessante, algo me diz que provavelmente nossa realidade está caminhando para algo semelhante a isso. O filme é simples, sem muito quebra-cabeça, apresenta cenas de ação e de agonia e, é claro, muito sangue.

Uma Noite de Crime (The Purge)
Acredito que o filme tenha feito sucesso por, basicamente, oferecer violência gratuita ao telespectador (principalmente aos jovens que adoram assistir coisas do tipo). Porque, se realmente avaliarmos o filme, é fraco. Para começar, vamos falar da dramatização que o filme aborda sobre esse dia. Você vê personagens retratando o dia como algo "sagrado", de purificação, o que não é o caso. Tenho certeza que o governo não pensou na "necessidade" do ser humano em matar alguém de vez em quando. É como se o dia de matança tivesse sido romantizado a nível máximo. O interessante, porém, é que existem algumas linhas de pensamento filosóficas que dizem que o ser humano precisa ser violento "às vezes". A ideia do filme parece legal, mas não foi desenvolvido muito bem.

O ponto positivo do filme é que ele te faz pensar que, se algo do tipo existisse, beneficiaria, é claro, somente a burguesia, classe alta, e quem sofreria mais disso seria os pobres e moradores de rua. E quando você se depara com o fato de que, depois que a lei foi implantada, o número de crimes em geral diminuiu, você começa a ser perguntar "onde está a ética?". E o pior: você acaba sentindo raiva daqueles que resolver ajudar ao invés de colaborar com a matança. 

Outro ponto positivo do Uma Noite de Crime foi a escolha do elenco. Em especial, direciono meu elogio à Lena Headey que, como sempre, arrasa na atuação. Desculpem-me, mas adoro ela. Sinceramente, só ela e o Ethan Hawke merecem ser mencionados porque de resto... Não sei dizer se a atuação foi ruim ou se os diálogos do filme eram tão horríveis que afetavam a atuação.



Conclusão: O longa tinha tudo para ser bom (várias criticas sociais e raciais, questões éticas, dentre outros), mas foi muito mal desenvolvido. Em geral, eu achei Uma Noite de Crime muito fraco, acredito que poderia ter sido bem melhor, afinal o tema escolhido é muito bom e filosófico, mas, infelizmente, o foco ficou numa dramatização ridícula e em cenas clichês.

Nota: ⭐

⭐ = não recomendo
⭐⭐ = não gostei, mas é assistivel
⭐⭐⭐ = Legal, mas não é tudo isso
⭐⭐⭐⭐ = Gostei bastante e recomendo
⭐⭐⭐⭐⭐ = Amei! Recomendo muito!

Uma Noite de Crime:
Direção de James DeMonaco
Elenco principal: Ethan Hawke, Lena Headey, Max Buckholder, Adelaide Kane

Novamente peço desculpas caso algum fã do filme tenha se sentido ofendido com o texto, não é minha intenção. Essa é minha humilde opinião sobre o filme que minhas amigas me recomendaram e eu já tinha ouvido falar da história. Se você discorda de mim, sinta-se a vontade para comentar o post (desde que seja com respeito). Se você concorda, comenta aí também! Aproveitem e compartilhem o post!

Até a próxima! ❤

6 comentários:

  1. Assisti este filme por acaso ano passado, e até que curti, pois fez pensar como seria se aquilo realmente acontecesse. Também sou fã da Lena, e achei bacana o elenco deste filme, bem melhor do que os outros dois filmes que seguiram. Beijo www.infectedbyculture.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não assisti a sequencia, mas está na minha lista. Espero que seja melhor que esse rsrs

      Excluir
  2. Confesso pra você que eu gostei do primeiro filme. Já os outros 2 se tornam mais decepcionantes. Mas realmente ele é aquele filme só para assistir e passar tempo mesmo, não há nada de especial a oferecer.
    Não se compara a um filme de violência como "Violência Gratuita" que é um pouco similar porém com atuações e momentos de muita tensão :)
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é um filme raso rsrs Só pra assistir com os amigos e tal rsrs

      Excluir
  3. Acredita que nunca vi ouvi sobre o filme? Sua resenha me despertou vontade, mas ainda sim, não curto muito o gênero. Enfim.. AMEI A SUA RESENHA! Parabéns!

    Bjos, Blog Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não curto muito o gênero, só assisti porque me indicaram, senão nem me dava ao trabalho rsrs. Obrigada <3

      Excluir

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo