27 março 2017

Moana - Motivos para esta ser uma das melhores animações da Disney


Olá, pessoas! Tudo bem?

Depois de um sumiço, voltei para o blog com um post bem legal sobre o filme Moana: Um Mar de Aventuras, a animação mais recente da Disney que lançou no inicio desse ano. Foi o parceiro do blog, o escritor do MovieD'B Ação, que me inspirou a fazer esse post depois de uma breve conversa sobre qual seria a melhor animação recente em 3D da Disney: Moana ou Zootopia. Detalhe: eu não assisti Zootopia e ele não assistiu Moana rsrs. 

Decidi, então, reunir alguns motivos para eu achar Moana uma das melhores animações e a melhor entre as recentes. Você também pode interpretar essa lista como "motivos para assistir Moana" rsrs que, aliás, recomendo muito. Não se preocupe, não tem spoiler.


1 - Finalmente um filme sem princesa e nada relacionado à realeza.


Não me entendam mal, eu adoro as animações da Disney e minha favorita é O Rei Leão, porém quase todos os filmes da Disney que eu tenha visto são sobre princesas que foram raptadas e precisam ser salvas ou não sabem que são princesas e precisam achar o amor verdadeiro. Moana é um filme diferente e foi a primeira animação que eu assisti (que eu me lembre) que não se passa nem na realeza. 

Moana faz parte de uma tribo numa ilha que aos poucos está sendo contaminada pela escuridão. Ela é filha do chefe e seu dever é seguir os passos do seu pai para se tornar a próxima chefe da tribo. Outra animação que não se passa na realeza é Mulan, porém eu nunca assisti Mulan, risos (vergonhoso, eu sei)


2 - Protagonista independente.



Moana é uma personagem feminina totalmente independente. Apesar das diversas dificuldades encontradas, como ela não saber velejar ou não ter poderes nem ser imortal como o semideus Maui, nada disso a impede de seguir seu coração e partir para o mar. E apesar de receber a ajuda de Maui, nas confusões do filme, é, na verdade, ela que livra a pele do semideus, não o contrário. 

Ultimamente, estou gostando muito do que a Disney está fazendo com suas princesas: estão deixando de lado aquela ideia de 'donzela em perigo' e trazendo princesas fortes que sabem se virar sozinhas. Lembrando mais uma vez de Mulan, apesar de não ter visto o filme, sei que Mulan é tão fodona forte quanto Moana, acredito que até mais (já que ela salva a China, literalmente). 

3 - NÃO TEM ROMANCE


O que mais gostei foi que em nenhum momento Moana foi prometida à alguém ou desperta algum interesse amoroso por alguém. Em nenhum momento aparece algo sobre o 'amor verdadeiro' nem nada do tipo. Admito que não sou romântica e não suporto romance onde não tem necessidade e Moana foi uma história maravilhosa que não precisou de nenhum beijo de amor verdadeiro para ser incrível. Uma animação que passa por uma situação semelhante é Valente a menina que brigou com o pente que também apresenta uma personagem feminina forte que não aceita se casar contra sua vontade.

4 -  Outras culturas e mitologias


Como já dito no primeiro item, Moana foge dessa mesmice de realeza e nos apresenta outra cultura, com figuras mitológicas diferentes que eu, pelo menos, ainda não conhecia. Pelas minhas pesquisas (me corrijam se eu estiver errada), Moana faz parte do povo maoris, nativos da Nova Zelandia. Maui é um semideus da mitologia maori e um dos heróis mais famosos e populares; as aventuras que Maui conta durante sua música solo "You're Welcome" são 'reais', isto é, o personagem do filme viveu as mesmas aventuras que a entidade. Ele não é parcialmente inspirado na mitologia. Mas, enfim, gostei muito que outra cultura foi representada e até tiveram partes de músicas com o idioma nativo.

Extra! (com spoiler)

Tem essa cena linda aqui:

 

Em resumo, gostei muito de Moana, como vocês já perceberam, e recomendo muito essa animação. Espero que gostem tanto quanto eu gostei 💜

E você? Já assistiu Moana? O que achou? Comenta ai! ❤
 

14 comentários:

  1. Deve ser realmente muito bom, mas, já viram Zootopia??? Rsrsrs

    ResponderExcluir
  2. É aquele tapa na cara: não precisa de coroa para ser princesa!
    Esse filme é puro amor, e motivos não faltam para convencer as pessoas a assistirem! Beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs Esse filme é um amorzinho mesmo <3

      Excluir
  3. Ainda não assisti, mas agora deu vontade! Acho bem válida a iniciativa da Disney de trazer histórias ambientadas em outras culturas.

    Ah, assista Mulan, é excelente e divertido.#MelhorFilme

    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo 100% rsrs. Mulan está na minha lista! rsrs

      Excluir
  4. Na verdade, a Moana é uma princesa, afinal, a família e a tribo a preparam para isso, mas ela acaba saindo totalmente do roteiro rs. Acho que a melhor parte do filme é essa cena que você compartilhou no post. É linda, intensa e revela muito sobre questões existenciais das quais vivemos atualmente. Acho que todo mundo deveria ver e se encantar pelos personagens, que são sensacionais ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, ela é preparada para ser a próxima chefe. Ela não pode ser considerada princesa porque ela realmente não faz parte de nenhuma realeza, assim como Mulan. É muito lindo essa cena mesmo!

      Excluir
  5. Eu ainda não assisti mas já várias pessoas me recomendaram, e depois de ler seu post fiquei com mais vontade ainda! ❤

    ResponderExcluir
  6. Ainda não consegui assistir, mas adorei os motivos que você citou. Parece ser um filme diferente, e, por conta disso, especial. O post me deu muita vontade de conhecer a história. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito especial esse filme! Espero que possa assistir. bjss

      Excluir
  7. Oie, tudo bem? Esse filme teve uma grande repercussão na mídia. Até pessoas que não assistiam filmes da Disney a algum tempo voltaram a ver para conferir essa animação. Vi o trailer e achei bem legal mas ainda não tive oportunidade de assistir inteiro =/ Adorei os motivos que você mostrou. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! E, pra mim, deveria ter até ganho o Oscar desse ano, rsrs. Espero que consiga assistir <3

      Excluir