24 agosto 2017

Trilogia Batman: Batman - O Cavaleiro das Trevas


Eaí galera, beleza? Aqui é o Gustavo do canal A Cantina de Star Wars.

Existem milhares de personagens de HQs, divididos entre Marvel, DC Comics e até mesmo a Dark Horse, mas não há como negar que o Batman é o personagem mais popular no meio, suas HQs são ótimas e sua imagem sempre esteve em exposição, com séries de TV, animações e filmes. Em 2008 surgiu o filme que definiu o Batman pra sempre e foi um dos maiores marcos do cinema moderno: Batman - O Cavaleiro das Trevas.

A história se passa um ano após Batman Begins, enquanto Batman (Christian Bale) mantém o controle da criminalidade em Gotham, os mafiosos agem na surdina, pois além do Batman, eles eram ameaçados pela operações da polícia, lideradas por Jim Gordon (Gary Oldman), e pelo promotor de justiça Harvey Dent (Aaron Eckhart), então eles recorrem ao lunático Coringa (Heath Ledger), que prometeu acabar com o maior dos problemas dos criminosos: o Batman.

Com certeza essa foi a melhor história já feita para um filme de super-heróis, é impressionante cada ação do Coringa, que causa o caos em Gotham, forçando o Batman a se entregar. O grande ápice da história é o personagem Harvey Dent se corrompendo para se tornar o vilão Duas Caras. O filme trás algumas novidades para a franquia, como um novo uniforme pro Batman, o Bat-pod (Batmóvel em versão moto) e a visão sonar, que lembra muito a visão detetive do personagem. O relacionamento de Bruce com Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal) é mais desenvolvido, mas isso acaba prejudicando um pouco o filme, pois trás um lado emocional que não condiz com o personagem.

O grande destaque do filme é o Coringa, além de ter um papel bem desenvolvido, o personagem é carismático e faz com o que o espectador crie empatia pelo psicopata, isso é devido ao ótimo roteiro e à atuação de Heath Ledger, que rendeu o Oscar de melhor ator coadjuvante (infelizmente póstumo), único Oscar que um filme de herói já ganhou sem ser em uma categoria técnica. A parte técnica do filme é impecável e Nolan continuou usando efeitos especiais práticos e realistas, como explodir um hospital de verdade. O filme foi indicado a mais sete Oscar em categorias técnicas, mas só levou o de melhor edição de som.
A filmagem é impressionante, as cenas de ação foram filmadas em IMAX, uma tecnologia que atualmente domina os filmes em alta-definição, as cenas mais marcantes foram o roubo do banco, que é a cena que abre o filme, e a perseguição no meio do filme, onde vemos o Bat-pod pela primeira vez. Apesar de Nolan ser famoso pelo pouco uso do CGI, o visual do Duas Caras ficou simplesmente incrível e mega realista, apesar de ser feito por computação gráfica. Outro grande destaque do filme é a trilha sonora de Hans Zimmer, que nunca deixa a desejar em nenhum filme. E um último destaque para o maquiagem e figurino, que deixaram o Coringa mais incrível, e seus capangas com as máscaras de palhaço, tudo nesse filme é bem feito.

Apesar de ser um dos filmes menos fiel aos quadrinhos, Batman - O Cavaleiro das Trevas é extremamente marcante e impressionou a todos, com uma aprovação de 94% no Rotten Tomatoes e 9/10 no IMDb, esse filme fica em primeiro na maioria das vezes em listas de melhores filmes de herói, às vezes divide a primeira posição com Os Vingadores (2012), mas é quase unanime a liderança desse filme no gênero.

Batman - O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008)
Direção: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Heath Ledger, Aaron Eckhart, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Michael Caine, Morgan Freeman e Cillian Murphy.

Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐

Nenhum comentário:

Postar um comentário