Rachel Morison - Primeira diretora de fotografia a concorrer um Óscar


Olá, pessoas! Tudo bem com vocês?

Já que estamos a menos de uma semana da cerimonia, VAMO FALA SOBRE O OSCAR?
Quero falar sobre uma indicação histórica da categoria de melhor fotografia que me deixou muito feliz por ter acontecido. Bom, vocês já sabem! Estou falando de Rachel Morrison, primeira mulher indicada a melhor direção de fotografia no Óscar 💜  Fico muito feliz por, esse ano, ter tanto ela quanto a Greta Gerwig (indicada na categoria de melhor direção pelo filme Lady Bird). Greta é a quinta mulher indicada na categoria de Melhor Direção, aliás. 


Mudbound, filme que rendeu a indicação à Rachel
Pra falar a verdade, com a idade do Óscar, 2018 é um pouco tarde para estarmos fazendo esse tipo de história. Se bem que ainda temos pessoas que acreditam que a Terra é plana, então, fazer o que!? O importante é exaltar e torcer para isso abra mais espaço para mulheres nas premiações 💜 O Óscar do ano passado e o Globo de Ouro desse ano foram criticados por terem pouquíssimas mulheres indicadas nas categorias de produção (que não são separadas por sexo); a infeliz verdade é que as premiações são predominantemente masculinas e brancas. A porcentagem de mulheres indicadas é baixa; mulheres negras mais baixa ainda. Esse ano, o Óscar foi um pouco mais equilibrado, mas ainda temos muito a mudar nesse quadro. 


Acho muito importante falar dessas questões para que tiremos essa idéia de que o cinema é um lugar igualitário que todo mundo é mente aberta porque todo mundo é rico e rico se respeita. PELO CONTRÁRIO, o cinema é um mercado extremamente misógino. Apesar de ser um acontecimento também tardio, a máscara de perfeição que Holywood usava está caindo aos poucos e cada vez mais descobrimos homens envolvidos em assédio com colegas de trabalho e mulheres famosas sendo vítimas desses machos escrotos. É importante não julgar alguém por ser famoso porque, na maioria das vezes, você não sabe o que se passa na cabeça e na vida dessa pessoa. Para você, que acha que o que eu falo é besteira e estou "problematizando demais", aconselho a dar uma olhada nos depoimentos das vitimas e nas várias notícias que surgiram no ano de 2017 até hoje. 

Bom, já falei o que tinha que falar sobre o machismo no cinema, vamos falar, então, sobre o trabalho de Rachel Morrison!


Rachel Morrison é uma diretora de fotografia de 39 anos que foi indicada ao Óscar por seu recente trabalho, em 2017, pelo filme Mudbound. Infelizmente, eu ainda não assisti esse filme :( Mas, mais recente que esse filme, temos Pantera Negra que também leva sua direção de fotografia. Não posso julgar muito o trabalho de Morrison por esse filme porque a Marvel tem um padrão de fotografia em todos os filmes. O ruim desse padrãozinho é isso: os diretores e criadores não tem muita liberdade criativa, eles precisam seguir um padrão; por isso não posso julgar muito o trabalho de Morrison por Pantera Negra, até porque é até meio enjoativo ver tanta tela verde no filme. Quero muito ver Mudbound para poder avaliar melhor seu trabalho na fotografia. 

Mas além desses filmes, Morrison trabalha desde 99 (ano que eu nasci), não só no cinema, mas na TV também, onde ganhou uma indicação, em 2005, por um documentário para a TV chamado Rikers High, uma ilha que ao mesmo tempo é um complexo e uma escola de correção. Morrison também já trabalhou como cinegrafista (aquele que opera a camera) em algumas séries com I want to be a Hilton, The Rachel Zoe Project, The Phone, Cropsey, dentre outros.

Minha meta, agora, é assistir os filmes do Óscar e quero muito assistir Mudbound pela indicação de Rachel. Apesar de conhecer pouco de seu trabalho, fico muito feliz por sua indicação por ser a primeira mulher na categoria de melhor direção de fotografia, mas devo admitir que não sei se ela tem muitas chances, pois a disputa está bem acirrada, e a fotografia dos filmes concorrentes são maravilhosas, assim como não tenho certeza se Gerwig leva a estatueta também, já que minha aposta vai para Guilherme del Toro com o maravilhoso A Forma da Água. Mas se Morrison ganhar, vou ficar mais do que feliz e espero que isso inspire e chame cada vez mais mulheres para a premiação!

Vou deixar aqui a lista dos principais trabalhos de Rachel Morrison, para quem quiser dar uma olhada. Assim que eu conseguir assistir Mudbound, eu faço um análise melhor e falo aqui ou no canal :)

Rikers High (2005)
A Seita Misteriosa (Sound of My Voice, 2011)
Um Dia Desses (Any Day Now, 2012)
Cake: Uma Razão para Viver (Cake, 2014)
Fuitvale Station: A Última Parada (Fruitvale Station, 2013)
Algumas Garotas (Some Girls, 2013)
A Ameaça (The Harvest, 2013)
Conflitos e Reencontros (Little Accidents, 2014)
Mudbound: Lágrimas sobre o Mississipi (Mudbound, 2017)
Pantera Negra (Black Panther, 2018)

E, ai? Já assistiu um desses filmes? O que achou? Fala aí nos comentários! 💜


Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Nome do seu Blog - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo